Páginas

"É necessário saber perder tempo para comprometer-se nas lutas dos povos periféricos e das classes oprimidas. É necessário saber perder tempo em ouvir a voz de tal povo: suas propostas, interpelações, instituições, poetas, acontecimentos... É necessário saber perder tempo, no curto tempo da vida, em descartar os temas secundários, os da moda, superficiais, desnecessários, os que nada têm a ver com a libertação dos oprimidos." - Enrique Dussel

sexta-feira, 29 de março de 2013

O LUGAR DA FILOSOFIA NA UNIVERSIDADE E NO MUNDO




Por Dr. Rubens Murillio Trevisan 


A Universidade é um patrimônio cultural da humanidade: espaço aberto para a criatividade, onde a liberdade harmoniza-se com a responsabilidade. Ela dá lugar à comunidade de pessoas empenhadas na procura da verdade, do bem e do belo, através do livre debate.

O seu principal objetivo é o de alargar os espíritos, o de abrir janelas ao panorama pluridimensional da realidade global, pesquisando e propondo soluções aos problemas que desafiam hoje a humanidade.
O espaço da Filosofia é essencial à natureza da estrutura universitária. Como centro irradiador da reflexão crítica, ela promove a interação criativa dos demais segmentos da Instituição. Além disso, a função da Filosofia transcende os portais da Instituição universitária, imprimindo-lhe um caráter eminentemente político e cultural, tanto no âmbito da reflexão crítica, quanto no âmbito da ação criadora.

Na nossa realidade atual, em que o Conselho Nacional de Educação, através da Resolução 4, de 16 de agosto de 2006, estabeleceu que todas as escolas de Ensino Médio deverão incluir o ensino de Filosofia e Sociologia, a Universidade sente-se responsável quanto ao processo de formação de novos professores de filosofia, para atender a demanda em curso.

A UNIMEP, cujo Curso de Filosofia já é tradicional pela qualidade e pelos frutos de sua atividade ao longo dos anos, também assume a responsabilidade comunitária, envidando todos esforços para que o próximo concurso vestibular ocorra com êxito e assim inicie-se a formação de futuros professores de Filosofia.

Tal Fênix sapiencial, a Filosofia vivencia permanentemente o processo do renascimento cada vez mais vigoroso a partir de suas próprias cinzas. A instituição universitária que não abriga, cuidadosamente, alimentando e amparando esse pássaro, mensageiro da sabedoria, não possui o "status' de Universidade em sua plena concepção.


*Rubens Muríllio Trevisan, doutor em Filosofia, foi professor do Curso de Filosofia da Unimep 


Retirado de:
http://www.aprovincia.com/padrao.aspx?texto.aspx?idContent=3948&idContentSection=706

Nenhum comentário:

Postar um comentário